Resumo, material e conclusões da reunião do EconoEduc do dia 28/06/2020, 
Coordenada por Isadora Caiuby, Vinícius Bueno e João Paulo Cepa.

Na reunião foram abordados o impacto esperado da COVID-19 na educação e as dimensões a serem abordadas pelas secretarias nas políticas de volta às aulas.

A pandemia deve produzir impactos negativos na aprendizagem, nas taxas de abandono escolar e no socioemocional dos alunos e profissionais da educação, sendo portanto essencial que haja uma mobilização das secretarias para mitigar os danos deste período.

A discussão das ações a serem tomadas por gestores de educação nos governos passa pelos seguintes temas:

  1. Definições práticas: Como voltar? Quem deve voltar primeiro? Deve-se fazer rodízio?
  2. Priorização de habilidades do currículo: Quais habilidades e sob quais critérios devem ser priorizadas durante o isolamento e após o retorno?
  3. Acolhimento: Como dar suporte psicológico aos alunos e profissionais? Como capacitar os professores para lidar com o retorno da melhor maneira?
  4. Avaliação diagnóstica: Como medir o aprendizado dos alunos durante o período da pandemia? Que tipo de avalização priorizar? Como implementar e fazer a devolutiva?
  5. Planejamento pedagógico: O que secretarias e escolas devem fazer para apoiar a aprendizagem dos estudantes?
  6. Política de aprovação/reprovação e ciclos: Seria melhor os alunos fazerem o ano de novo ou prová-los? Por quê? Sob quais condições?
  7. Eixos transversais: Como e em que medida envolver os profissionais da educação na construção ou implementação das políticas para o retorno às aulas presenciais? Qual o nível de envolvimento das famílias?

Confira o material completo da reunião!