O Curso de Políticas Educacionais do EconoEduc é uma iniciativa que busca desenvolver capacidades e habilidades dos seus membros para a participação nos debates de políticas públicas educacionais no Brasil promovidos mensalmente pelo grupo. O processo seletivo para a 1ª turma obteve mais de 70 inscritos e ela foi constituída por 25 pessoas de diversos estados brasileiros, sendo 20 membros do grupo e 5 de pessoas externas, além de 8 pessoas da organização. 

O curso iniciou no dia 27 de julho de 2020, com duração até o dia 31 de agosto de 2020, sendo realizado em seis encontros on-line, de forma síncrona, via plataforma Google Meet, com duração de duas horas cada, os quais foram distribuídos da seguinte maneira:

 

Aula 1 | Direitos sociais e o direito à Educação para todos 

Professor: André Lázaro

Objetivo: identificar quais são os principais documentos que norteiam a educação brasileira atualmente e como eles dialogam com uma visão de sociedade.

 

Aula 2 | Responsabilidades federativas na organização da Educação nacional Professores: Catarina Segatto e José Henrique Paim

Objetivo: compreender o papel de cada ente do governo na provisão da Educação.

 

Aula 3 | Como funciona o financiamento público da Educação no Brasil

Professora: Mariza Abreu

Objetivo: entender a origem das fontes de recurso da educação pública, como esse dinheiro é distribuído e principais discussões em pauta.

 

Aula 4 | Principais Políticas Educacionais nacionais

Professor: César Callegari

Objetivo: identificar quais são as principais políticas educacionais e suas finalidades.

 

Aula 5 | Os desafios da Educação brasileira no século XXI

Professora: Lúcia Dellagnelo

Objetivo: explorar e refletir acerca dos desafios que a educação brasileira enfrenta e pensar sobre caminhos para superá-los.

 

A aula 6, que foi a última, consistiu no encontro de fechamento, com apresentações dos trabalhos coletivos. A turma foi dividida em cinco grupos, cada um responsável por criar proposta de política pública educacional, além de elaborar dois textos de discussão sobre os temas das aulas. Tais produções serão compartilhadas no blog do EconoEduc ao longo das próximas semanas.

 

Quer ficar informado sobre as próximas turmas do curso? Entre em contato para receber informações por email e para acompanhar nossos grupos nas redes sociais!