Papel da Educação

  • Contribuições de Paulo Freire

A Educação na cidade

Pedagogia da autonomia

Pedagogia do oprimido

 

  • Teoria do Capital Humano

BECKER, G. S. Human Capital: a theoretical and empirical analysis, with special reference to education. National Bureau of Economic Research: Nova Iorque, 1964.

SCHULTZ, T. W. Investment in Human Capital. The American Economic Review, Vol. 51, No. 1, Mar. 1961. P. 1-17

SCHULTZ, T. W. O valor econômico da educação. Traduzido por P. S. Werneck. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1967.

 

  • Relação com o Desenvolvimento Econômico

HANUSHEK, Eric A. & Ludger Wößmann. The Role of Educational Quality in Economic Growth. World Bank Policy Working Paper 4122. 2007. Disponível em: http://econ.worldbank.org

PESSOA, Samuel de Abreu & Fernando de H. B Filho. Educação e crescimento: o que a evidência empírica e teórica mostra? Revista EconomiA, v. 11 nº2. 2010.

 

  • Outras leituras fundamentais

A Crise em Educação (Hanna Arendt)

Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à Educação. (Oliveira, R.; Araújo, G)

 

  • Marco legal brasileiro

Constituição Federal de 1988. Capítulo de Educação

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)

Plano Nacional de Educação (PNE)

 


 

Financiamento da Educação

  • Arrecadação e investimento dos recursos da Educação (Conviva Educação)

 

  • Legislação sobre Financiamento da Educação

Art. 212 da Constituição Federal de 1988 e Art. 60 do ACDT

Lei 11.494/2007 (Lei do Fundeb)

Financiamento dos Diretos à Saúde e à Educação: uma perspectiva constitucional (Élida Granziane Pinto – 2015)

Parecer CNE/CEB nº 8/2010 (Custo Aluno Qualidade inicial – CAQi)

VIEIRA, Sofia L. & Eloísa M. Vidal. Política de financiamento da educação no Brasil: uma (re)construção histórica. In: Alexandre José de Souza Peres & Eloísa Maia Vidal (Orgs.). O Fundeb em Perspectiva. Em Aberto, 28 nº 93; Inep/MEC; Brasília. 2015.

 


Neurociência e Educação

*Sugestão do Professor Alexandre Rezende, doutor em morfofisiologia do sistema nervoso pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), para o Portal Porvir.

  • LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. 1ª Ed. Atheneu. São Paulo, SP, 2001.
  • CONSENZA, R.; GUERRA, B.G. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. 1ª ed. Artmed. Porto Alegre, 2011.
  • PIAZZI, P. Ensinando Inteligência: manual de instruções do cérebro de seu aluno. Coleção Neuropedagogia, Volume 3, 1ª ed. Aleph LTDA. São Paulo, 2009.
  • METRING, R. Neuropsicologia e Aprendizagem: fundamentos necessários para planejamento do ensino. 1ª ed. Wak Editora. Rio de Janeiro, 2011.
  • PIAZZI, P. Aprendendo Inteligência: manual de instruções do cérebro para alunos em geral. Coleção Neuropedagogia, Volume 1, 1ª ed. Aleph LTDA. São Paulo, 2009.
  • PIAZZI, P. Estimulando Inteligência: manual de instruções do cérebro de seu filho. Coleção Neuropedagogia, Volume 2, 1ª ed. Aleph LTDA. São Paulo, 2009.
  • RELVAS, M.P. Neurociência e Transtornos de Aprendizagem: As múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 5ª ed. Wak Editora. Rio de Janeiro, 2011.
  • SILVA, A. B. B. Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Ed. Revista e Ampliada. Fontanar. Rio de Janeiro, 2011.
  • SILVA, A. B. B. Mentes e Manias: TOC: Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Ed. Revista e Ampliada. Fontanar. Rio de Janeiro, 2011.