Para começar
Papel da Educação
- Contribuições de Paulo Freire
- Teoria do Capital Humano
BECKER, G. S. Human Capital: a theoretical and empirical analysis, with special reference to education. National Bureau of Economic Research: Nova Iorque, 1964.
SCHULTZ, T. W. Investment in Human Capital. The American Economic Review, Vol. 51, No. 1, Mar. 1961. P. 1-17
SCHULTZ, T. W. O valor econômico da educação. Traduzido por P. S. Werneck. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1967.
- Relação com o Desenvolvimento Econômico
HANUSHEK, Eric A. & Ludger Wößmann. The Role of Educational Quality in Economic Growth. World Bank Policy Working Paper 4122. 2007. Disponível em: http://econ.worldbank.org
PESSOA, Samuel de Abreu & Fernando de H. B Filho. Educação e crescimento: o que a evidência empírica e teórica mostra? Revista EconomiA, v. 11 nº2. 2010.
- Outras leituras fundamentais
A Crise em Educação (Hanna Arendt)
Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à Educação. (Oliveira, R.; Araújo, G)
- Marco legal brasileiro
Constituição Federal de 1988. Capítulo de Educação
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
Plano Nacional de Educação (PNE)
Financiamento da Educação
- Investimentos em Educação: comparação internacional (Amaury Gremaud – FEA RP/USP)
- Funcionamento do Fundeb (Conviva Educação)
- Arrecadação e investimento dos recursos da Educação (Conviva Educação)
- Legislação sobre Financiamento da Educação
Art. 212 da Constituição Federal de 1988 e Art. 60 do ACDT
Lei 11.494/2007 (Lei do Fundeb)
Financiamento dos Diretos à Saúde e à Educação: uma perspectiva constitucional (Élida Granziane Pinto – 2015)
Parecer CNE/CEB nº 8/2010 (Custo Aluno Qualidade inicial – CAQi)
VIEIRA, Sofia L. & Eloísa M. Vidal. Política de financiamento da educação no Brasil: uma (re)construção histórica. In: Alexandre José de Souza Peres & Eloísa Maia Vidal (Orgs.). O Fundeb em Perspectiva. Em Aberto, 28 nº 93; Inep/MEC; Brasília. 2015.
Neurociência e Educação
*Sugestão do Professor Alexandre Rezende, doutor em morfofisiologia do sistema nervoso pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), para o Portal Porvir.
- LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. 1ª Ed. Atheneu. São Paulo, SP, 2001.
- CONSENZA, R.; GUERRA, B.G. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. 1ª ed. Artmed. Porto Alegre, 2011.
- PIAZZI, P. Ensinando Inteligência: manual de instruções do cérebro de seu aluno. Coleção Neuropedagogia, Volume 3, 1ª ed. Aleph LTDA. São Paulo, 2009.
- METRING, R. Neuropsicologia e Aprendizagem: fundamentos necessários para planejamento do ensino. 1ª ed. Wak Editora. Rio de Janeiro, 2011.
- PIAZZI, P. Aprendendo Inteligência: manual de instruções do cérebro para alunos em geral. Coleção Neuropedagogia, Volume 1, 1ª ed. Aleph LTDA. São Paulo, 2009.
- PIAZZI, P. Estimulando Inteligência: manual de instruções do cérebro de seu filho. Coleção Neuropedagogia, Volume 2, 1ª ed. Aleph LTDA. São Paulo, 2009.
- RELVAS, M.P. Neurociência e Transtornos de Aprendizagem: As múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 5ª ed. Wak Editora. Rio de Janeiro, 2011.
- SILVA, A. B. B. Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Ed. Revista e Ampliada. Fontanar. Rio de Janeiro, 2011.
- SILVA, A. B. B. Mentes e Manias: TOC: Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Ed. Revista e Ampliada. Fontanar. Rio de Janeiro, 2011.