Discussões passadas
06 de Dezembro, das 15h às 17h – A escola do futuro: modelos de design inovador do espaço físico da escola para garantir competências do séc. XXI. Qual será o papel da sala de aula?
01 de Novembro, das 15h às 17h – Práticas de excelência na Educação Infantil: como garantir processos pedagógicos de excelência na creche e na pré-escola? Quais são os casos-modelo no Brasil e no mundo?
04 de Outubro, das 15h às 17h – Neurociência aplicada no ensino: achados recentes da neurociência sobre processos de aprendizagem
07 de Setembro, das 15h às 17h – Desigualdade dentro da sala de aula: discussão sobre as diversas formas de manifestação das desigualdades no interior das salas de aula, bem como das estratégias para mitigação de tais iniquidades
(16/08/2020) Repetência, evasão escolar e políticas de recuperação da aprendizagem
Reunião coordenada por: Patricia Borges, Rafael Dias, Sofia Faria, Vitor Augusto Carlos, Wesla Monteiro. Saiba mais
(28/06/2020) Políticas educacionais para o retorno às aulas presenciais em contexto de COVID-19
Coordenação de Isadora Caiuby, Coordenadora de Políticas Educacionais na Fundação Lemann, Vinícius Bueno, Assessor na Secretaria de Educação do estado de São Paulo, e João Paulo Cepa, Especialista em Currículo da Fundação Lemann. Saiba mais.
(24/set/2017) As atuações e interesses do 1º, 2º e 3º setor na Educação brasileira
Coordenação de Catarina Caricati, graduanda em Economia pela FEA-USP e colaboradora do Mapa Educação, Cristina Castellan, economista pela FEA-USP e analista da Fundação Lemann, e Tomás da Nóbrega, bacharel em Economia pela FEA-USP e analista na Somos Educação.
(10/jun/2017) Modelos de Ensino Médio
Coordenação de Cristina Castellan, economista pela FEA-USP e analista da Fundação Lemann, e Julia Callegari, analista de políticas educacionais da Fundação Lemann e bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP com MBA pela USP em Análise Econômica.
(20/mai/2017) Peer Effects: Os efeitos da integração socioeconômica entre estudantes de diferentes perfis
Coordenação de Caio Callegari, economista pela FEA-USP e Coordenador de Projetos no Todos Pela Educação, Paula Macedo, graduada em Administração pela UnB e M&A Intern na Somos Educação, e Vinicius Bueno, estudante de Economia na USP e Administração Pública na FGV e estagiário de políticas educacionais na Fundação Lemann.
(08/abr/2017) O campo de estudo das habilidades socioemocionais
Coordenação de Gabriela Thomazinho, economista pela FEA-USP e mestranda em Educação pela USP, Marília Amando, pedagoga e mestranda em Educação pela USP, e Rafael Pontuschka, mestre em Economia pela Esalq-USP e Coordenador Geral no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS).
(18/mar/2017) Os currículos escolares no Brasil
Coordenação de Fernando Carnaúba, mestre em Economia pela FEA-USP e consultor educacional, e Ives Fernandes, bacharel em Economia pela FEA-USP e analista na MGov.
(18/fev/2017) Design e inovação no contexto escolar
Coordenação de Tomás da Nóbrega, bacharel em Economia pela FEA-USP e analista na Somos Educação.
O encontro deu origem a artigo publicado aqui
(03/dez/2016) Panorama da Políticas Afirmativas no Brasil
Coordenação de Guilherme Proença, estudante de Economia na FEA-USP, e Gabriela Thomazinho, economista pela FEA-USP e mestranda na Faculdade de Educação da USP.
(29/out/2016) PEC 241: como fica a Educação?
Coordenação de Cristina Castellan, economista pela FEA-USP e analista de projetos da Fundação Lemann, e Caio Callegari, economista pela FEA-USP e Coordenador de Projetos no Todos Pela Educação. Com participação especial do analista de Macroeconomia do Credit Suisse Heding Griffo, Otavio Teixeira.
O encontro deu origem a artigo publicado aqui
(08/out/2016) MP da Reforma do Ensino Médio
Coordenação de Cristina Castellan, economista pela FEA-USP e analista da Fundação Lemann, e Caio Callegari, eeconomista pela FEA-USP e Coordenador de Projetos no Todos Pela Educação.
Veja aqui a síntese do encontro
(24/set/2016) O que é ser Professor no Brasil?
Coordenação de Cristina Castellan, economista pela FEA-USP e analista analista da Fundação Lemann, e Tomás da Nóbrega, graduando em Economia na FEA-USP e analista na Somos Educação.
(27/ago/2016) Plano Nacional de Educação: Como será o Brasil em 2024?
Coordenação de Caio Callegari, economista pela FEA-USP e Coordenador de Projetos no Todos Pela Educação.
(30/jul/2016) Base Nacional Comum Curricular: quais as perspectivas e quais os desafios?
Coordenação de Victoria Giroto, formada em Contabilidade pela FEA-USP e trainee da Fundação Lemann, e Julia Callegari, formada em Relações Internacionais pela PUC-SP e analista de políticas públicas na Fundação Lemann.
Veja aqui a síntese do encontro
(02/jul/2016) Qual é o papel da Educação?
Coordenação de Gabriela Thomazinho, economista pela FEA-USP e mestranda em Educação pela USP.
(21/mai/2016) Financiamento da Educação: mais recursos ou mais eficiência?
Coordenação de Caio Callegari,economista pela FEA-USP e Coordenador de Projetos no Todos Pela Educação.
Veja aqui a síntese do encontro